Coisas que poucos sabem sobre os Elfos

16:50:00 1 Comments

Ao pesquisar no Wikipédia o que é um elfo você acha a definição seguinte: 
Elfo é uma criatura mística da Mitologia nórdica e Céltica, que aparece com frequência na literatura medieval Européia. 
E quando pensamos em elfos pensamos em seres lindos, jovens, que resplandecem a luz revelando sua divindade, com a orelhinha pontuda... 
Mas vamos detalhar um pouco mais pra saber mais que o básico..

Resaltemos  dois tipos de elfos:


 Elfos das Trevas (Mal) , chamado s wartalfr ("elfos negros"), de forma similar à ideia atual de "anão" ou "elfo". Eles possuíam nariz longo e bem feio, tinham uma cor marrom descrita como "sujo". Seu maior inimigo é o Sol. Quando uma luz cai sobre um deles são imediatamente transformados em pedra. Eles tinham grande conhecimento dos poderes ocultos da natureza e da escrita rúnica.


 Elfos de luz (Bom): originário de Alfheim ("Home of Elves").Tecidos muito bonitos e brilhantes estavam vestidos com trajes muito fino e transparente. Eles amavam a luz, foram bons para os homens e geralmente aparecem sob a forma de filhos lindos e gentil.


Algumas curiosidades elficas:

Elfos geralmente não gostam de dar concelhos, e de acordo com tolkien elfos alcançam a maior idade depois dos 50 a 100 primeiros anos de vida.

Muitas pessoas os confundem com duendes e Gnomos, que são bem diferentes...

Os elfos são também descritos como semideuses associados à fertilidade e ao culto dos ancestrais, como os daimones gregos. Como espíritos, os elfos podem atravessar portas e paredes como se fossem fantasmas, o que acontece nas Norna-Gests páttr.

Elfos são bom com arco e flecha, gostam de coisas artesanais e são ligados a natureza;

Em nórdico Antigo eles são chamados de álfar.... Na crença nórdica, elfos e humanos podiam se reproduzir, havia a lenda do herói Högni, que era filho de uma rainha humana e seu amante elfo.

Os elfos que eram mencionados nas baladas medievais inglesas são do sexo masculino, e são bem sinistros, cometiam estupros, assassinatos..

O escritor J.R.R. Tolkien foi um dos primeiros a introduzir elfos na literatura, mais especificamente na literatura infanto-juvenil.





Os elfos na mitologia Escandinava:


Na mitologia escandinava moderna, praticamente só existem elfas, que vivem em colinas e montes de pedras.

Os elfos são imortais e nunca morrem?

 São imortais, e também não são. Os elfos nunca ficam doentes. Podem passar mais tempo sem comida ou bebida e se curam de ferimentos da noite para o dia. Se forem dormir com um braço quebrado e cheios de machucados, acordam no outro dia novos em folha. Mas eles podem morrer sim, seus corpos podem ser destruídos, e quando um elfo morre seu espírito vai para uma espécie de limbo chamado “Mansões de Mandos” onde espera que possa ser reencarnado em um novo corpo igual ao anterior. No Senhor dos Anéis aparecem elfos extremamente velhos. Elrond por exemplo, tem mais de 6 mil anos; Galadriel é ainda mais velha, com mais de 20 mil anos. Então na prática não é possível para um elfo morrer, já que seu espírito continua no mundo e seus corpos são refeitos. Mas aí entra a grande sacada de Tolkien, ele escreveu que “os elfos serão imortais enquanto o mundo durar”. Isso significa que quando o mundo acabar, ou quando literalmente a Terra for destruída, os elfos irão morrer junto com ela.

Um comentário: