Coisas fascinantes = Estrelas

12:00:00 0 Comments

Uma das coisas que mais me fascina é o céu, aquele azul que penetra na nossa alma é simplesmente a coisa mais linda que existe na minha opinião, e a noite o céu negro com as estrelas é deslumbrante.. 
As Estrelas..




As estrelas são cheias de histórias, mitos, lendas.. Na Mitologia grega têm-se a explicação do surgimento do cinturão de Órion.
Conta-se que Órion era filho de Poseidon, nunca foi considerado um deus, ele era um gigante e amava Ártemis irmã de Apolo e ela o amava, só que o irmão dela não gostava nem um pouco desse amor.
Um dia Apolo colocou um escorpião no mar pra ir atras de Órion, e enquanto fugia do predador ele ergueu a cabeça deixando apenas  seu corpo dentro da água Apolo, que era esperto, percebeu e mandou Ártemis acertar aquela coisa com sua flecha, a coitada não sabia que era seu amado e o acertou.  O corpo foi levado pelas ondas até a areia, quando Ártemis percebeu o que tinha feito chorou e implorou a Zeus que fizesse algo, pediu a ele que colocasse Orion e o escorpião entre as estrelas; O gigante com sua espada em mão e seu cão Sirius fugindo do escorpião, assim ficaram as estrelas segundo a lenda.
Outra versão é que Órion teria molestado a deusa e ela irada mandou o escorpião mata-lo, como honra ao escorpião e simbolo de raiva da deusa, eles foram transformados em estrelas.


Constelação de Órion

 Sirius a estrela mais brilhante do céu noturno, a estrela em homenagem ao cão de Órion segundo os gregos,  da pra ser vista de qualquer ponto da terra e é a mais próxima de nós, por isso é  bem fácil a visualização, fica situada na constelação cão maior. Ela é encontrada nos registros astrônomos mais antigos, era conhecida no antigo Egito como Spodet, eles  tornaram como base do calendário o nascer helíaco de Sirius - o dia que ele se torna possível um pouco antes do nascer do sol e afastado o suficiente do brilho dele - que acontecia antes da inundação do Nilo.
Os gregos observavam que a aparência de Sirius poderia anunciar um verão quente e seco, eles viram que Sirius cintila mais nas condições meteorológicas instáveis no inicio do verão.


Sirius


Maior estrela do universo, sabe qual é?
Comparação do nosso sol com a vy canis majoris



VY CANIS MAJORIS - Fica a 5 mil anos-luz da terra e tem 2,9 BILHÕES de km de diâmetro  é tipo 1800 a 2100 vezes maior que o nosso sol!!! Essa estrela é simplesmente a maior do Universo, mas pode existir astros maiores ainda, hoje só se conhecem "apenas" 70 septilhões de estrelas no universo (nem sei contar isso tudo,só sei que é muito) Ela fica na constelação cão maior assim como Sirius.
Apesar de ser tão enorme a gente não consegue ver ela da terra, porque ela está morrendo e despejando parte de sua massa numa nebulosa que é a causa de não conseguirmos vê-la .

A vy canis majoris está morrendo, quando uma estrela pequena morre como o nosso sol por exemplo, elas simplesmente vão apagando e esfriando lentamente.. Os astros maiores, como nossa amiguinha ali em cima, podem morrer e virar um BURACO NEGRO.. simples ne?!

O combustível de uma estrela é o hidrogênio, quando ele acaba o combustível para fusão passa a ser o hélio, quando isso ocorre a estrela ganha energia extra e expande e vira uma gigante vermelha ou super gigante vermelha, a partir desse ponto a estrela pode tomar 2 rumos, depende do tamanho...
Para uma estrela como o sol, o astro expulsa as camadas mortas virando uma nebulosa no centro dela fica o cadáver - uma anã branca que é uma mistura de carbono e oxigênio  praticamente um diamante bruto do tamanho da terra. Apesar de bilhar mais que uma estrela normal ela não emite energia e calor.


O outro rumo que pode ter é mais trágico onde a fusão nuclear continua, o hélio vai virando elementos cada vez mais pesados até chegar no ferro. O núcleo fica tão denso que não consegue mais suportar o próprio peso e desaba, liberando tanto energia que a estrela despedaça = fenômeno conhecido por SUPERNOVA. Dependendo da massa liberada ela se torna gravidade pura e vira um buraco negro, que teoricamente é tão denso que nem a luz consegue escapar da sua gravidade.

Estrelas apesar de serem astros são descritas por alguns como criaturas vivas, no clássico escrito por C.S. Lewis vemos exemplo claro disso. Nas crônicas de Nárnia, as estrelas são criaturas vivas que podem mudar de posição quando querem para conversar e mandar mensagens aos moradores daquele mundo mágico.

Liliandil é uma estrela que Caspian encontra e ela é mostrada no filme:



No livro, Liliandil filha de Ramandu, casa-se com o príncipe Caspian e tem até um filho o Príncipe Rilian.
Liliandil e seu pai são estrelas aposentadas que viviam em Nárnia, viviam em uma ilha perto do fim do mundo, eram responsáveis por guardar a faca usada para matar Aslam e deixa-la longe dos humanos.
A estória conta que certos homens foram até a ilha e ao tocarem a faca ficaram em estado profundo de sono  até que caspian chegou na ilha e quebrou o feitiço (para maiores informações leia o livro), em outra ocasião Caspian volta a ilha e convida a estrela para morar em Nárnia, ela aceita.. eles casam.. tem filho.. Ela morreu assassinada por uma feiticeira que tinha o poder de se transformar em serpente.
Existem outras estrelas no mundo fascinante de C.S. e quando o mundo termina, no livro "A última Batalha" conta exatamente tudo que acontece no fim dos tempos, e conta que as estrelas caíram e foram para o mundo de Aslam.

As estrelas mesmo sendo só pelotas enormes e quentes, vermelhas, amarelas brancas, ou incríveis seres que vivem no céu, homenagem a gigantes e escorpiões, são coisas incrivelmente fascinantes!

Vida Longa e Próspera
Qapla'


0 Comentários existentes: