K-DRAMA | NAVILLERA: O lindo dorama do vovô bailarino


Navillera é um drama coreano feito pela tvN, com distribuição simultânea pela Netflix. A produção estreou dia 22 de março, legendado na plataforma, e trará dois episódios por semana. Cada um com uma horinha de duração.

A história acompanha dois personagens. O primeiro é Shim Deok Chool, um senhorzinho de 70 anos, que ao ver seu melhor amigo indo embora, resolve seguir o conselho de correr atrás dos seus sonhos enquanto ainda tem tempo. Então nosso fofinho vovô resolve concretizar seu maior e mais vetado desejo de vida, aprender ballet. O que nos leva a nosso segundo personagem, Lee Chae Rok, um jovem de 23 anos, órfão de mãe, com o pai preso, que precisa se virar como garçom para se sustentar e custear seu objetivo de ser bailarino, mas persistir não é nada fácil. O destino então une essas duas almas para que um ajude e o outro a realizar seus sonhos.


A novela é exibida toda segunda e terça às 21 horas na Coreia, o que deve ser umas 9 da manhã aqui, e terá 12 episódios no total, encerrando ali no final de abril. A direção é do Han Dong-Hwa, que tem dois outros k-dramas no currículo, Miss Lee, de 2019, e a segunda temporada de Bad Guys, em 2017. O elenco tem nomes de peso, como os experientes Jo Bok Rae, Na Moon Hee, da versão coreana de O Candidato Honesto, In-hwan Park, In-hwan Park, como nosso querido vôinho bailarino Shim Deok Chool, e Song Kang, de Love Alarm, como o jovem Lee Chae Rok.

Navillera é uma adaptação do quadrinho de mesmo nome publicado entre 2016 e 2017 no site Webtoon. A obra criada pelo roteirista Hun e o ilustrador Ji-min (não confundir com o membro do BTS), teve 3 volumes entre 2016 e 2017, e agora com está ganhando um quarto volume junto com o lançamento do dorama. Infelizmente o quadrinho só é encontrado em coreano no site Webtoon, e apenas com 15 volumes disponíveis de graça. Alguma editora brasileira por favor publique, pelo amor de Deus!


O nome Navillera 나빌레라 vem da junção das palavras nabi 나비, borboleta, e rera 레라, como, e é um termo erudito usado poeticamente na literatura que significa “como uma borboleta”. Coloquialmente, “como uma borboleta” em coreano seria “nabicheoleom 나비처럼”, nabi 나비 é borboleta, e cheoleom 처럼 é como.

A palavra é mais conhecida por ser o título ocidental de uma música do grupo de k-pop GFRIEND, sendo que o título coreano da canção é Neo Gurigo Na 너 그리고 나 que significa "você e eu". Mas o “na na na nabillera” da letra foi uma escolha acertada (fui ouvir e viciei).

Voltando ao dorama, Navillera é uma obra altamente recomendável. Linda, delicada, e que emociona já no primeiro episódio, ainda com só dois capítulos, já passa uma mensagem de perseverança e de que nunca é tarde para desistir dos sonhos.





Comentários

Postagens mais visitadas