DICA DE QUADRINHO | Velocity


Como você pode imaginar pelo nome, Velocity é uma super heroína com poder de velocidade.
Criada por Marc Silvestri em 1992 junto com a equipe Cyberforce, a personagem apareceu primeiro na revista da equipe. Logo mais em 1995 ganhou sua revista solo, mas só voltou a aparecer em 2006, na revista que reiniciava a Cyberforce (com a saga Rising From the Ashes), agora contida no mundo da Top Cow Comics, parte da Image Comics que passou a retrabalhar alguns personagens específicos, os colocando em um universo compartilhado. Além da Velocity e a Cyberforce, também estão na Top Cow a Witchblade, The Darkness, Magdalena, Angelus, Aphrodite IX, Hunter Killer, dentre outros...

Depois desta série da Cyberforce, Velocity apareceu na mini saga First Born (que reunia todos os personagens da Top Cow até então), e no crossover Cyberforce/Hunter Killer. Em 2010 ganhou uma nova revista solo com quatro números contando a estória Decoys. Estas compiladas num único volume em 2016, lido por mim e abordado nesse texto. Infelizmente nunca foi lançado no Brasil.


Apesar de se passar depois dos eventos de Cyberforce/Hunter Killer, esta revista da Velocity é uma ótima introdução a personagem. Pode sem problema algum ser sua primeira leitura da heroína, caso você não a conheça.
Nossa amiga velocista Carin Taylor, narra o quadrinho do início ao fim, conversando com o leitor, falando pra caralho o tempo todo sem parar, fazendo piada, contando sobre si e nos fazendo conhece-la melhor. É uma personagem super carismática que me conquistou e se tornou uma das minhas heroínas favoritas.
Uma mulher forte, simpática, poderosa, divertida e estilosa.

Para comparar com os dois velocistas mais conhecidos, seus poderes de velocidade não são complexos como os do Flash, mas nem tão simples quanto os do Mercúrio. Velocity pode atingir grandes velocidades e criar redemoinhos, mas não atravessa paredes nem dimensões. O que não a impede de ter vantagem sob os velocistas citados em luta. A heroína é super ágil, flexível, dá altas voadoras, piruetas e cambalhotas.


Decoys, escrita por Ron Marz, tem uma premissa super simples e convencional. Não é nenhuma grande saga e nem uma obra prima. É um narrativa simples de super herói com o intuito de entreter e divertir. A estória se desenrola quando um vilão revela que envenenou toda a Cyberforce, incluído a Velocity. Como ela tem fator de cura, não está desmaiada como seus companheiros, mas precisa correr (literalmente) para salvar a vida deles e a sua própria.

A arte do quadrinho é linda! Sou fã do traço do Kenneth Rocafort, e somados as cores do Sunny Gho, fica um trabalho apreciável. 

Mas vamos agora falar de pontos negativos.
Vilão; Doutor Erasmus é um cientista louco, careca, ciborgue, com capangas e upgrades de boss posteriores. Coisas que você já viu em vários outros vilões por aí. Além disso, o personagem é fraco e aguado. 
Machismo; É um quadrinho de 2010 feito por homens que estão no ramo desde os anos 90. Então sim, a Velocity é sexualizada com roupa colada, decote enorme, e poses que realçam as curvas e os volumes do corpo.
Apesar disso, existe avanço em algumas coisas. É uma protagonista feminina foda, com coadjuvantes femininas fodas, que salva homens (não simplesmente homens, mas super heróis homens), e não se mostra submissa a nada.


Após esse quadrinho da Velocity, a personagem volta a aparecer repaginada em novas revistas da Cyberforce que reiniciam novamente a saga da equipe. Agora com um visual mais jovial, sem sexualização e bem diferente. As novas revistas da Cyberforce continuam saindo pela Top Cow Comics. Até a o momento da publicação deste texto, esses quadrinhos também não estão saindo no Brasil. Mas se você lê inglês, vale a pena dar uma conferida e conhecer esses personagens. Caso não, jogue a ideia para sua editora favorita pensar no caso.







  Onde encontrar para ler?
 Amazon: Disponível para compra em versão física e digital.
Top Cow: No site da editora tem os 3 primeiros números disponíveis para leitura gratuita.
Meios não oficiais: Se você procurar na internet, pode acessar todos os números.


Referências para esta matéria:
Cyberforce, em Wikipedia. Acesso em 08/01/2018.
Velocity (comics), em Wikipedia. Acesso em 08/01/2018.
Velocity, por Ron Marz e Kenneth Rocafor. Top Cow Comics, 2010.






Fixa técnica:
Nome: Velocity
Ano de lançamento: 2016
Roteiro: Ron Marz
Desenhos: Kenneth Rocafort
Capa: Kenneth Rocafort
Cores: Sunny Gho
Letras: Troy Peteri
Editora: Top Cow Productions





Nota do Código 137:





Comentários

Postagens mais visitadas