MÚSICA | Melt Banana e o mágico noise japonês



A beleza e originalidade do noise está em justamente ao você ouvir duas bandas caracterizadas dentro desse mesmo estilo NÃO TEREM ABSOLUTAMENTE NADA A VER uma com a outra. Já falei do hijokaidan do Japão outra hora e Melt Banana também é do Japão, também é noise, contudo além de destruírem sua percepção quando você faz o exercício de ouvir o som deles, não há mais nada em comum.



Procurando sobre posts que falassem de Melt Banana no Brasil, encontrei o impressionante número de 0. Essa banda, tem um importância pouca conhecida no mainstream, contudo no underground é onde ela brilha. Primeiramente figura na lista deste famigerado blog: Weirdest Band in the World, e para fazer jus ao título de banda “estranha” o blog coloca vários exemplos de músicas, mas para mim o cover de Surfin’ USA do Beach Boys (você conhece qual música é) fala por si só:

Bom, os comentários não me deixam mentir:



Realmente, é algo que divide opiniões.



Me sinto no 2º turno das eleições de 2018 lendo os comentários, e é isso que o Melt Banana faz, é oscilar entre algo que você ou provavelmente nunca vai querer ouvir na vida novamente, ou vai pensar: EITA. Mas por trás de toda essa distorção e animação da banda a técnica do guitarrista Ichirou Agata é realmente surpreendente, claro que no cover acima não fica visível toda a energia que ele coloca na música, pois bem:


E porque ela é tão presente no underground japonês? Justamente por estar na ativa desde 1992, com o primeiro álbum “Speak Squeak Creak” com envolvimento de Steve Abini (este mesmo) na gravação em um porão em Chicago. E depois de 7 álbuns continua relevante e completamente destrutivo, no último, Fetch, a banda se tornou um Duo (era um trio, pois nunca teve um baterista “oficial”), com uso de uma bateria digital (?)

O Melt Banana é aquela banda que que quando a gente conhece se percebe a influência que ela tem no noise e underground japonês,e daí em diante não consegue mais passar batido. Cada vez que você conhece alguma coisa da cena de noise japonês, seja na linha de Merzbow, seja na linha de Boredoms, o Melt Banana estará lá, como o Julius em todo mundo odeia o Chris (com certeza iria incluir essa referência), pois quando menos vocês esperar, naquela bandinha com influências de noise que você acabou de conhecer, pode ter certeza que o Melt Banana se entrelaça nessa história, e a princípio por muitas outras, pois o duo ainda está na ativa, e se depender da capacidade deles de substituírem instrumentos por criações em softwares, nada impede do Melt Banana continuar existindo até o ano 3000 como as bandas do Futurama.


Comentários

Postagens mais visitadas