MÚSICA | Gente, mas o que é isso? ou “Uma lembrança para Frankenstein Drag Queens”


O nome do post seria maior, muito maior, e acho justo construir ele ao longo do texto, e se no final você concordar com minha linha de pensamento teremos o nome completo para o post.

Um primeiro ponto é justamente explicar o o “Gente, mas o que é isso?”, porque até hoje me lembro nos meus tempos da desconhecida hoje em dia internet discada descobrindo as músicas mais estranhas que poderia encontrar no chamado submundo dos P2P, como ja disse no post sobre o BiS, que esta foi minha reação quando vi a foto acima da banda. Descobri essa banda pois na época o então baterista do Slipknot (Joey Jordison) tinha uma banda paralela chamada Murderdolls e havia lançado seu primeiro álbum, na notícia dizia que o vocalista era um cara chamado Wednesday 13 ( ¯\_(ツ)_/¯) que vinha de uma banda chamada Frankenstein Drag Queens From Planet 13 e que a sonoridade era um horror punk e heavy metal. Tudo bem, segue o baile, vou procurar quem é esse cara, e então me deparo com a foto acima e aí explico o primeiro ponto do título. Nessa curiosidade fui atrás, tanto das letras do Murderdolls quanto dessa banda anterior dele e seu breve nome.

Pensando bem o título já poderia incluir a estética deles e o nome completo: “Gente, mas o que é isso? ou Uma lembrança para Frankenstein Drag Queens from Planet 13 a banda que se fantasiava de literalmente de Frankenstein como drag queens”.



Um dos fundadores da banda e que permaneceu até seu fim foi o Wednesday 13, que vinha da banda Maniac Spider Trash. Aí entra a segunda parte do título, uma lembrança a ela pois a banda existiu por um período considerável, iniciou as atividades em 1996 na Carolina do Norte nos EUA com uma sonoridade punk mas com letras voltadas a filmes de terror, além de sua estética bem literal vestidos de Frankenstein Drag Queens (não vou cansar de digitar isso porque é genial) e no mesmo ano já saiu o primeiro álbum gravado em 2 dias chamado “The late, late show” com uma chuva de positividade e letras profundas como Galactic Chicken Shit, Kill Miss America e I Dismember Mama.

Wednesday 13 sem peruca colorida 😦
Depois disso a banda seguiu o caminho com troca e idas e vidas de alguns membros, porém Wednesday 13 se manteve e com ele os vocais que tem uma assinatura inconfundível, em qualquer projeto que você ouça ele cantando você reconhece ele instantaneamente (digo qualquer projeto porque depois vou listar em quantos ele já esteve).

Sendo bem sincero o título já poderia incluir o Wednesday 13 que era quem escrevia e cantava inconfundivelmente as letras sensatas da banda, talvez algo como “Gente, mas o que é isso? ou Uma lembrança para Frankenstein Drag Queens from Planet 13 a banda do Wednesday 13 que se fantasiava de literalmente de Frankenstein como drag queens”.

Ao todo a banda lançou 4 álbuns, e aí que entra os projetos do Wednesday 13, no citado anteriormente Maniac Spider Trash, saiu para o Frankenstein Drag Queens, depois ao se juntar ao Murderdolls várias, quando digo várias são várias mesmo, músicas que foram gravadas pelo Frankenstein foram regravadas pelo Murderdolls, além de usar partes de músicas antigas em músicas novas e etc. O Murderdolls lançou um album em 2002 e após em 2005 Wedesnday 13 entra em carreira solo e em alguns projetos, segue a lista:

Maniac Spider Trash
Frankenstein Drag Queens from Planet 13 (gravaram a música I Love To Say Fuck)
Murderdolls (Regravaram a música I Love To Say Fuck)
Bourbon Crow
Gunfire 76
Wednesday 13 (Re-regravou a música I Love To Say Fuck)

Wednesday 13 continua na ativa, com um estilo que se distancia do punk da época do Frankenstein, não se veste mais como drag queen e o que fica de similar são as letras.

Não foi um evento histórico a existência dessa banda, não atraiu milhares de pessoas para shows, contudo tinha originalidade que faz você parar e pensar: “Tá, mas o que é isso?” E pra mim já está mais que válido, é essa experiência, similar a um filme de terror B de baixo orçamente, e a influência disto na banda aparece até na sua própria história, várias sequências, algumas com uma produção mais elaborada, aquela referência underground do diretor do filme que ele dirigiu anteriormente ao filme de maior alcance, os remakes, homenagens, enfim, o Frankenstein Drag Queens para mim é como se fosse um bom filme B de terror que alcançou um público e dele derivou influências e sequências para vários gostos e visões.


A banda se reuniu outras vezes para shows esporádicos, como toda boa sessão de um trash no dia das bruxas, e com isso acho que consigo terminar o nome do post:

“Gente, mas o que é isso? ou Uma lembrança para Frankenstein Drag Queens from Planet 13 a banda do Wednesday 13 que se fantasiava de literalmente de Frankenstein como drag queens nos anos 90 e que aparentemente adorava falar Fuck, tanto que até hoje a música é regravada para ele afirmar isso sempre que possível como um autêntico filme de terror B que tem seus remakes e continuações infinitas”.

Comentários

Postagens mais visitadas