ANIMAÇÃO | Liga da Justiça vs Os Cinco Fatais: Saúde mental e porradaria


Já é de conhecimento nerd geral que a DC manda muito bem nas animações, tanto nas séries quanto nos longas. Com algumas exceções (pois nada é perfeito), a empresa nos agracia com produções novas anualmente. Grande maioria delas dirigida pelo chinês estadunidense Sam Liu, que assina mais essa animação, com roteiro do também velho de guerra na DC, Alan Burnett. Além desses dois, quem também está envolvido na produção, é o cultuado Bruce Timm, responsável pelo traço clássico que marcou as séries do Superman e do Batman nos anos 90 e a incrível série da Liga da Justiça dos anos 2000. Depois disso, alguns longas animados (como Liga da Justiça: Deuses e Monstros) foram feitos usando o traço do Bruce Timm, mas o diferencial de Liga da Justiça vs Os Cinco Fatais, é ser considerado parte do cânone da série Liga da Justiça.


Isso quase não aconteceu, pois a ideia era usar o traço do Phil Bourassa e o mesmo elenco de voz de Liga da Justiça: Crise em Duas Terras. Mas como os últimos filmes neste estilo se passavam durante a fase Novos 52 dos quadrinhos da DC, criando uma continuidade bem confusa, a galera resolveu não piorar, e adotar não só o traço do Timm, como também as vozes originais de Mulher Maravilha, Superman e Batman na série animada. A ligação com o cânone na verdade ficou em aberto, mas o próprio Bruce Timm disse considerar o longa uma continuação de Liga da Justiça Sem Limites.

Mas as referências as séries animadas não ficam só no traço e nas vozes originais. Além de uma rápida menção visual ao Robin Tim Drake, da série animada do Batman, que nunca apareceu em Liga da Justiça, a trilha sonora é toda em cima das séries. Os temas de Superman, Batman, Liga da Justiça e Liga da Justiça Sem Limites estão lá. O que constrói uma sensação muito legal de se estar assistindo Liga da Justiça Sem Limites, pois o filme é bem episódico, e traz a característica principal da série, que é ter uma equipe com membros aleatórios da Liga a cada episódio. Neste longa, temos um grupo formado por Mulher Maravilha, Superman, Batman, Senhor Incrível, Miss Martian, e a Lanterna Verde Jessica Cruz. Além da participação de Astron (Star Boy), da Legião de Super Heróis.


A Legião de Super Heróis é um grupo formado por jovens poderosos no século XXX, inspirados pelo legado heroico da Liga da Justiça. Essa galerinha já é figurinha carimbada no universo animado da DC. E se você é habituado a ver essas animações, então já sabe o que acontece quando o desenho começa mostrando a Legião. É claro que alguém vai voltar no tempo. 90% dos casos de aparição dessa equipe, a aventura nunca se passa em seu tempo regular, mas sim na época da Liga da Justiça. Neste caso, começamos o filme com Brainiac 5, Astron e Saturnia enfrentando três vilões que acabam voltando no tempo junto com o Astron, que chega ao presente sozinho e sem noção.


Já na cena inicial, ainda no futuro, Saturnia nos conta que o Astron não tomou seus remédios, e o vemos um pouco impaciente. Ao chegar no passado, vemos como o Peladão da Farmácia fica sem seus medicamentos: perdido, transtornado, estressado, e sem noção das coisas. 

O personagem surgiu nos quadrinhos em 1961 de forma bem diferente, mas ganhando sua aparência clássica (roupa com o mapa estelar do multiverso) nos anos 70. Seus poderes incluem aumentar a massa dos objetos, e alterar a gravidade, o que o fez desenvolver esquizofrenia (não mencionada em Liga da Justiça vs Os Cinco Fatais). Por conta de seu quadro clínico, ele já cometeu assassinato, viajou entre dimensões, perdeu a memória e esteve aos cuidados da Sociedade da Justiça sem que ninguém soubesse, inclusive ele, que se tratava de um herói do futuro e membro da Legião.

Mas neste longa ele não é o único que enfrenta transtornos psicológicos. Logo em seguida conhecemos a Jessica Cruz.


"Ainda é uma luta sair da cama. Meu cérebro parece uma roda de hamster. Eu me sinto estranha, como se tivesse cheia de algodão e não conseguisse respirar. Chego na porta e imagino um monte de coisas horríveis que podem estar do outro lado e fico paralisada."

Jessica Cruz tem um transtorno de ansiedade, e como revela sua psicóloga, seu "novo trabalho" aumenta essa ansiedade. Para ela, Jessica trabalha como segurança, mas na realidade a moça é não só uma Lanterna Verde, como também membra da Liga da Justiça. 

Jessica surgiu nos quadrinhos em 2014 (já tendo sido mencionada em 2013), é a primeira mulher terráquea a se tornar uma Lanterna Verde (depois de seis homens). Inédita nesse cânone, ela já apareceu em animações anteriores da Lego, e na série DC Super Hero Girls. Apesar de sua origem não ser mostrada no longa, temos um flashback da cena que antecede sua origem nos quadrinhos e que também a faz desenvolver agorafobia (não mencionada em Liga da Justiça vs Os Cinco Fatais).

O requisito para ser um Lanterna Verde é ter a habilidade de superar grandes medos. E o poder que faz o anel funcionar é a força de vontade. Essas duas coisas parecem impossíveis para quem tem agorafobia. Jéssica não se acha capaz das tarefas que são designadas a ela como heroína, e sempre questiona o motivo de ter recebido o anel. Da mesma forma que se acha um fardo, e considera um fardo as responsabilidades heroicas.


Pois bem, a vinda dos três vilões ao presente é o que une nossos dois protagonistas. Enquanto cada um não sabe como lidar com seus problemas, e os demais colegas também não sabem como ajudar, Jessica e Astron encontram um no outro a ajuda que precisavam. Por passarem por coisas similares, embora diferentes, ambos conseguem entender o que o outro passa, e dar suporte. Essa amizade mostra que, mesmo se você for um super herói, sozinho a gente não consegue lidar com todos os problemas. principalmente se o quadro for clínico. Muitas vezes a gente acha que consegue resolver sem ninguém, mas isso só adia uma piora. Não se acanhe em procurar ajuda. Jessica e os Lanternas Verdes estão aí pra nos ensinar que força de vontade também é um super poder.


Voltando ao filme, os três vilões logo se juntam a mais dois, formando assim os Cinco Fatais, o que dá nome ao longa.

Os Cinco Fatais é um grupo de vilões clássico da Legião de Super Heróis. Já apareceram em animações anteriores, inclusive em Liga da Justiça Sem Limites.

Apesar de serem poderosos, não vi relevância tamanha pra estarem no nome do filme. A Jessica e o Astron merecem bem mais.

Não são lá personagens ruins, mas sua presença no filme não é tão notável. Mesmo dando muito trabalho e garantindo a porradaria, são vilões sendo vilões. Nada de novo.


Quanto aos outros heróis, o caso é bem parecido com o dos vilões. Apesar de serem carismáticos, é Superman sendo Superman, Mulher Maravilha sendo Mulher Maravilha, e Senhor Incrível sendo Senhor Incrível. 

Miss Martian e Batman são um caso a parte. O Batman é o mesmo que a gente conhece, mas daquele jeito legal, que mistura seriedade e sarcasmo. A Miss Martian, também inédita nesse cânone, até lembra a Miss Martian da série Justiça Jovem (alô Megan), porém enquanto na série ela é insegura e mais sensível, aqui ela está pleníssima, super segura e confiante.

Ela ainda não é membra efetiva da Liga da Justiça e está sendo treinada pelo Batman. A interação dos dois é muito boa. Diferente de qualquer Robin, a marciana não se vê abaixo dele, mesmo estando em treinamento, e ele a vendo como subordinada, ela o vê como igual. Achei bem legal a forma como ela não se sobrepõe, não se deixa intimidar (como muito personagem se intimida perto do Batman), responde de forma direta e põe o Batman no lugar dele, tudo isso de forma amigável e sem nenhum pingo de arrogância.


Uma detalhe interessante: Em Liga da Justiça Sem Limites, os únicos Lanternas Verdes que aparecem são John Stewart, como membro regular, Kyle Rayner, que aparece em poucos episódios, e existe uma pequena participação especial do Hal Jordan em um episódio.

Em uma cena específica de Liga da Justiça vs Os Cinco Fatais, é mostrado o museu da Legião de Super Heróis, onde os Lanternas Verdes tem sua menção. Neles estão os Lanternas já mencionados, sendo o Kyle caracterizado com sua roupa e aparência clássica dos quadrinhos, diferente de como foi apresentado na série animada, a Jessica é claro, e o Guy Gardner, que nunca apareceu nesse cânone. Vale ressaltar também a ausência do Simon Baz, Lanterna Verde que surgiu pouquíssimo antes da Jessica, e divide muitas aventuras com a mesma nos quadrinhos.


Por fim, vale muito a pena ver e recomendar Liga da Justiça vs Os Cinco Fatais. É uma excelente animação, e uma ótima continuação de Liga da Justiça Sem Limites. Introduz personagens novos, tem conflitos interessantes, cada problema é importante para a trama, e consegue falar de assuntos sérios com a leveza que tínhamos na série animada. Pode ser aproveitado por pessoas de qualquer faixa etária. Como um filme de super heróis, principalmente como um desenho animado, o longa tem profundidade, relevância, e ao mesmo tempo não deixa de ser um divertido entretenimento pra quem só quer ver um desenho. O que também se for o caso, você pode começar o filme despretensiosamente, e terminar pensando sobre a vida.


















Fontes:


Justice League vs. The Fatal Five. Warner Bros. Animation (2019)


Justice League. Warner Bros. Animation (2001)


Justice League Unlimited. Warner Bros. Animation (2004)


Young Justice. DC Entertainment e Warner Bros. Animation (2010)


Justice League vs. the Fatal Five em Wikipedia. Acesso em 02/06/2019


Legião dos Super-Heróis em Wikipedia. Acesso em 02/06/2019


Starman (DC Comics) em Wikipedia. Acesso em 02/06/2019


Jessica Cruz em Wikipedia. Acesso em 02/06/2019


Simon Baz em Wikipedia. Acesso em 02/06/2019


GREEN LANTERN / JESSICA CRUZ em Behind The Voice Actors. Acesso em 02/06/2019


Ástron em Guia dos Quadrinhos. Acesso em 02/06/2019

Comentários

Postagens mais visitadas