Sense8: Uma série sobre diferenças

Sense8, pra quem ainda não sabe, é o novo seriado da Netflix criado pelos irmãos Wachowski (aqueles que criaram Matrix). No mesmo dia em que estreou, dia 6 de junho, eu vi todos os 12 episódios seguidos sem intervalos e amei a série.


A princípio, a abertura já lhe mostra uma enorme diversidade cultural. Imagens de diferentes partes do mundo, costumes e pessoas. E logo ao entrar na trama, vemos que se trata de oito personagens de diferentes partes de mundo com diferentes costumes. Alem disso, também nos deparamos com a diversidade sexual dos personagens que são héteros, gays, lésbicas e transexuais.

E entrando na história, essas oito pessoas muito diferentes uma da outra, começam a ter uma ligação psíquica (ou seja lá como você deve ter interpretado), onde cada um pode ver o outro e compartilhar seus sentimentos. Com esse entreligamento, mesmo não se conhecendo bem, os personagens ajudam uns aos outros e se tornam amigos.

Se você olhar alem da ficção científica, verá que a série é um tanto profunda e fala sobre amor, liberdade e escolhas.


…a violência imperdoável é a que fazemos contra nós mesmos quando temos medo de ser o que somos.”

Se olharmos a vida de cada personagem como metáforas ou tomarmos como exemplos para nossas próprias vidas, entenderemos a profundidade da história seus conceitos sociais e filosóficos que me fizeram refletir não apenas a respeito da natureza humana em si, mas também a respeito do “quem sou eu”.

Apesar de ser uma ficção científica, por conta de toda essa parada psíquica entre os oito, a série também pode ser considerada um drama. Tem bastante drama mesmo, o que é algo que me faz desinteressar de uma série. Porem, eu sutilmente já estava envolvido com os personagens e passei a me importar com eles e a quase sentir o que sentiam.

Olhando para o mundo real fora da série, vemos que existe muita coisa do mundo. Muitas pessoas. Muitas diferenças. Muita coisa diferente das coisas que você faz e muitas pessoas diferentes de você.

Para mim foi algo lindo ver a beleza da vida através desses personagens. Pessoas totalmente diferentes que simplesmente não ligavam se a outra era diferente. Sem nenhuma gota de preconceito, apenas se aceitaram e se uniram.

Pensem comigo. Ninguém é igual, mesmo assim não quer dizer apenas que somos piores nem melhores, apenas que somos diferentes. Você já deve ter ouvido isso por ai algumas vezes, mas pense mais um pouco sobre.
Eu não existo sozinho no mundo. E quem vai me mostrar tudo o que eu não sei e tudo o que eu não vi? É justamente essa pessoa diferente de mim. Pois se eu sempre fizer tudo igual ignorando as coisas diferentes, eu não terei uma vida, mas sim um sistema.

Mas essas foram minhas opiniões. Recomendo que se você ainda não assistiu, não veja trailer nem nada, Assista a série, que vale muito a pena.


Comentários

Postagens mais visitadas