MÚSICA | BiS, BiSH, o anti-idol e a contracultura no j-pop


Desde sempre a música precisa se reinventar. O surgimento de novos gêneros, novos movimentos e novas maneiras de ver e fazer música, contribuem para que sempre tenhamos algo novo e interessante para ouvir. E principalmente para o meio musical não se tornar um grande "mais do mesmo".
Cada país tem seus gêneros próprios e seus movimentos musicais surgindo o tempo todo (aqui no Brasil tivemos a tropicália, o mangue-beat, o funk carioca, dentre outros).

No Japão e em outros países do oriente existem os chamados "idol groups". O fenômeno consiste em uma leva de grupos de j-pop (música pop japonesa) fabricados e agenciados intencionalmente para serem ídolos. O conceito de ídolo no Japão é uma parte separada dos artistas comuns. Um ídolo é um objeto comercial, um artista mais admirado pelos jovens e com mais facilidade em vender produtos.


As características mais recorrentes em idol groups são um pouco específicas. Geralmente são de j-pop, com formação feminina, podem ter de dois a quinhentos membros, usam figurino uniformizado e são adeptas a coreografias.

O maior idol group japonês de todos os tempos (ninguém desbancou ainda) é o AKB48. Maior em todos os sentidos, não me arrisco dizer o número de integrantes porque são quase 100 e o número varia com a saída e entrada de integrantes. É claro que nas apresentações não vão todas, o grupo é dividido em times, mas isso já foge do nosso tema. O interessante é que o criador do grupo criou o AKB48 pensando no tema "Idols que você pode conhecer", pois inicialmente o grupo se apresentava em um teatro criado especialmente para suas apresentações.


Voltando ao assunto dos movimentos que trazem algo novo para a música, existe um fator que vai além de trazer simplesmente algo novo. a contracultura (rejeição aos valores e práticas da cultura predominante ou mais recorrente). Costumo pensar que a Alemanha tem o Rammstein, o Brasil teve o UDR, e o Japão teve o BiS.

O BiS foi um idol group formado pela cantora Pour Lui em meados de 2010. Pour havia anunciado o fim de sua carreira solo e que iria montar um idol group. Aparentemente seria um grupo como qualquer outro, até você se ligar no fato de que a Pour Lui vai contra a ideologia idol. É aí que começam as deturpações. Utilizaram o slogan "Idols que você pode tocar", satirizando o famoso slogan do AKB48 (grupo cujo a Lui citou como o primeiro a morrer no "idolcídio", que seria um massacre onde as integrantes do BiS matariam todos os grupos idols).
A sigla BiS significa Brand-new idol Society, visando trazer uma "nova sociedade idol", o que foi popularmente chamado de "anti-idol". O BiS também foi considerado um "grupo idol alternativo", por suas várias diferenças com os demais grupos.

A diferença do BiS para os outros grupos idols vem desde a sonoridade até a performance visual.
Musicalmente o grupo misturava j-pop com metal, punk, noise, hardcore, e outros gêneros. As músicas abordam temas adultos como tristeza, religião, natureza, sentimentos, medos, preocupações, abandono, nudez, dentre outros assuntos.
A própria Pour Lui assume que alguns videoclips do BiS são pesados e difíceis de assistir. Os vídeos retratam bem os temas das letras, além de ter a intenção de chocar.

Infelizmente o BiS acabou em 2014, mas no ano seguinte o produtor do grupo, Watanabe Junnosuke, fundou o BiSH.


O BiSH seria uma continuação do BiS, embora não tenha nenhuma integrante do grupo anterior, o BiSH continuaria com os mesmos princípios de Pour Lui, tendo como significado Brand-new idol SHiT.

E no vídeo de estreia o BiSH pegou mais pesado ainda usando o SHiT do nome e fazendo referências a coprofilia (atração por fezes), onde se melam com lama. Além disso foi determinado um termo oficial para os fãs, seisoin, que significa "assistente de limpeza". 
O grupo também chegou a ser convidado e depois cancelado para o Tokyo Idol Festival 2015. Em resposta a isso o BiSH realizou alguns festivais próprios onde o line-up integrava BiSH, BiSH, BiSH, BiSH, BiSH e BiSH. E sim, elas se apresentaram mais de uma vez no mesmo show.

Até então o grupo era independente, mas em janeiro desse ano a banda entrou para a gravadora avex, que já foi gravadora do BiS. Porem o grupo anunciou que seu nome não teria mais o subtítulo Brand-new idol SHiT, sendo trocado pela frase "Gakki wo Motanai Panku Bando", que significa "banda punk sem instrumentos".

Continuando a contracultura proposta pelo BiS, sendo menos escrachado e mais sério, o idol group BiSH segue a plenos pulmões, influenciando outros grupos (como o Deep Girl), e deixando sua marca na cultura pop japonesa.




PS. ATUALIZAÇÃO: Logo depois dessa matéria ser publicada, o BiS voltou com uma nova formação e já está lançando material novo.

Comentários

  1. As meninas tem uma pegada bem rebelde mesmo, e eu gostei. ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou! Eu adoro gosto bastante (e de AKB48 também).
      Você falou de rebeldia, esse ultimo clipe do post, elas estão "quebrando" monumentos históricos e simbólicos do Japão que todo mundo preserva. Foram muito odiadas por conta disso, mas não estão nem aí.

      Excluir
  2. Caí aqui hoje, mas faz tempo que acompanho o BiS. Acho engraçado como é um movimento que muda, se destrói e reconstrói todo dia, porque nunca param de sair coisas novas, começam novas bandas misturando os integrantes antigos e novos, como agora o BiS que divido em dois, e a Lui no Billie idle mas mesmo assim, a Wack do Watanabe não para. Gostei de ler sobre, num blog brasileiro :), seria legal escrever sobre como esta a Wack agora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Siiiiiiiim amig, é até difícil acompanhar com tanta mudança. O que é muito bom que varias coisas aconteçam, embora seja dificil pra gente aqui no brasil ter conteúdo. Sou fã desde a época que escrevi este post. Descobri o anti-idol, amei demais, procurei conteúdo sobre, vi que em PT-BR n tinha, e escrevi esse aqui.
      E até hoje não vejo em outros lugares.
      O rolê, é que, como você mesm disse, é muita atualização que rola. Pra falar de todas, teria de ter um blog aparte, E ISSO SÓ DA WACK, tem vários outras paradas idols tambem se atualizando sempre.
      Como você pode ver se entrar no blog, eu n posto coisa faz tempo. A faculdade não deixa. Aí fica bem dificil, sabe. Mas pretendo sim falar mais sobre idol aqui.
      Obrigado mesmo por comentar, e qualquer coisa pode entrar em contato.
      @137magdiel no instagram.
      Tem o instagram do blog também, @codigo137, mas la tambem n tenho atualizado.

      Excluir
  3. Pra ver como a coisa é atemporal, eu descobri o BiSH por conta do Black Clover (elas cantam a segunda abertura) e por ser uma das minhas músicas favoritas de lá, como costumo fazer, fui ver se era um grupo com uma música só ou se tinha mais coisa boa

    Pra minha surpresa, fui ouvindo e gostando kkkkk. Daí baixei algumas, vi alguns clipes ao vivo e bateu a curiosidade de saber mais, qdo cai aqui e descobri uma história totalmente inusitada sobre o grupo e seu antecessor. Inclusive sempre me chamou mta atenção a sonoridade e me surpreendeu qdo eu me deparei com um grupo só de cantoras (eu imaginava todas tocando algo kkkkk).

    Mas ler essa parte dos idols (que tenho uma noção não mto aprofundada) e a ideia do grupo de ser uma espécie de anti-idol foi bem surpreendente

    Olha que ainda nem conheço mto do grupo (inclusive minha curiosidade surgiu pq já aconteceu de eu começar a ouvir uma banda e descobrir que ela nem existia mais, daí queria saber delas), mas agora vou é procurar mais músicas delas

    Parabéns pela matéria, mto legal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado! Fico feliz demais que você curtiu e que é mais um fã br como nós. Em breve pretendo fazer um vídeo sobre o assunto. Nos acompanhe no youtube e nas redes sociais. Abração. <3

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas