DICA DE QUADRINHO | “Saga” de Brian K. Vaughan e Fiona Staples

Saga é um premiado quadrinho de fantasia escrito por Brian K. Vaughan e divinamente ilustrado por Fiona Staples. A HQ conta a saga de duas pessoas de espécies rivais que ao formarem um casal, desencadeiam uma epopeia que envolve vários outros personagens e fica mais emocionante a cada edição (neste momento em que escrevo, Saga possui 30 edições e ainda virá mais). 

Em quase toda sinopse que leio na internet, a HQ é comparada a Star Wars. Mas apesar de se passar no espaço, ter guerras e uma abundância de espécies alienígenas, em nenhum momento enquanto lia pensei em Star Wars. Apesar de realmente homenagear vários space óperas como Star Wars e Flash Gordon, Saga tem uma singularidade própria, recheada de humor, aventura, ação, drama, romance, sexo e violência. É uma trama completa.

Dentre os diversos assuntos abordados, “família” é o mais forte deles. O que é família pra você? Precisa ser do mesmo sangue? Durante a trama que se passa, várias famílias são mostradas e cada de uma forma especial. Pessoas diferentes de culturas diferentes, espécies diferentes, mostrando que família não precisa ser apenas quem tem laço de sangue, mas também quem gosta de você e quer o seu bem.

Porem essas famílias são unidas por um fator não muito legal, a guerra. Que inclusive é o ponto chave de toda a saga. Duas raças, uma com diversos tipos de asas e outra com diversos tipos de chifres, estão em guerra a tanto tempo que ninguém lembra mais o motivo.  Assim como a “Guerra do Tempo”, da série Doctor Who, essa guerra se espalhou pela galáxia e prejudicou várias outras espécies, se proliferando então, além da violência, a xenofobia e a intolerância.



Ao ler um livro, que aparentava ser apenas mais um “romance de dona de casa”, uma das personagens principais começa a desenvolver uma ideologia contra a guerra e a violência. Ao passar suas ideias para um prisioneiro cujo ela tomava conta, os dois logo se apaixonaram e como já dito antes, foi o que desencadeou toda a aventura do quadrinho.

Diversos outros temas são expostos e vale a pena conferir pessoalmente cada um deles. A HQ fala sobre como lhe dar com a vida, família, responsabilidades, intolerância, respeito. Se você virar fã e continuar a ser uma pessoa ruim, chata, machista ou preconceituosa, você não entendeu a estória (também costumo falar isso a respeito de Doctor Who).

A revista é publicada pela Image Comics. No Brasil, a editora Devir está trazendo o quadrinho compilado em volumes. Até este momento em que vos escrevo, foi lançado apenas um primeiro volume com as seis primeiras edições da revista.

NOTA: 5 gatas cósmicas celestiais.
 

Comentários

Postagens mais visitadas