SÉRIE | METALDER (Choujinki Metalder – 1987/1988)


Metalder é uma série que tentou levar uma nova perspectiva para o público japonês, em especial os fãs da franquia Metal Hero. A 6ª série dos heróis de metal apresenta temas sensíveis para os nipônicos, como por exemplo a segunda guerra mundial. 

Construído por Ryuuichirou Koga para, inicialmente, ser uma arma contra os EUA na II Guerra Mundial (apesar de, curiosamente, o personagem possuir as cores da bandeira americana), Metalder foi abortado, pois o Japão havia assinado sua rendição quando próximo da finalização do projeto. Entretanto foi reativado quando Koga descobriu a investida do Império Neroz. 

O contexto político de Metalder está impresso no vilão, o Imperador Neroz, que, diferentemente dos vilões de produções similares, não quer simplesmente “destruir” a Terra. Seu plano, na verdade, se trata mais de uma tomada de poder, de caráter totalmente sádico. O plano de Neroz consiste em infiltrar seus comandados pelo mundo, a fim de tomarem pra si o poder político e econômico das nações, implodindo seus mercados, viabilizando a tomada de recursos naturais via capital dos países por Neroz, elevando os preços dos bens de consumos mais simples e cobrando por aqueles que são essenciais por natureza. Tal estratégia, ainda na perspectiva de Neroz, levaria as bases das pirâmides sociais ao colapso, sobrevivendo apenas os mais ricos e influentes de cada nação, que, no esgotamento de seus recursos, iniciariam conflitos armados reduzindo ainda mais a população da terra. Tudo isso enquanto Neroz e seu império comandam tudo e desfrutam de tudo que usurparam. 

Apesar de isso ser pouco explorado ao decorrer da série, que, aliás, está classificada para crianças de 6 a 10 anos, os episódios iniciais de Metalder enfatizam bem o caráter político do vilão Neroz.


Metalder estreou março de 1987 no Japão, tendo sido exibido no Brasil pela Rede Bandeirantes em 1990. O personagem central também foi modelo para adaptação norte americana VR Troopers, que mistura diversos heróis japoneses numa história sobre realidade virtual, de gosto bem duvidoso até para a época. Metalder é a sexta série da franquia Metal Hero, sucedendo Spielvan e antecedendo Jiraiya. O homem-máquina, como ficou conhecido no Brasil, teve baixa aceitação em seu país de origem por parte do seu público alvo (crianças de 6 a 10 anos) justamente por conta da brusca mudança de rumo da franquia, da alta carga dramática e melancólica (sim, Metalder é sadboy) tendo de ser encurtada. Possui apenas 39 episódios. 

Infelizmente até a data de publicação deste texto, Metalder não está disponível por meios legalizados no Brasil.


Comentários

Postagens mais visitadas