REVIEW | Star Trek – S01E05: O Inimigo Interior (The Enemy Within)



Escrito por: Richard Matheson
Dirigido por: Leo Penn
Série criada e produzida por Gene Roddenberry

E quem é nosso inimigo interior? Nós mesmos, é claro. Doutor Jekyll e Senhor Hyde, Narrador e Tyler Durden, Capitão Kirk e sua duplicata.

No episódio especial de natal do ano de 2013, da série Doctor Who, o Doutor diz que somos várias pessoas diferentes ao longo da vida. E que não devemos ignorar quem somos. Aliás, ainda faz parte de nós. Desta mesma forma não devemos ignoras nossos vários lados. Quando estamos bem, somos nosso eu bem, quando estamos mal, somos nosso eu mal. E ambos esses “eus”, são nosso eu. Devemos saber conviver com nós mesmos e equilibrar nossos diferentes temperamentos. Saber encaixar todos lados é o que nos torna completos.


Neste episódio de número cinco, ocorre um bug na sala de transporte, causando por um minério mineral vindo na roupa de um tripulante, que acaba duplicando o capitão Kirk ao se energizar. Inicialmente se pensava que era uma duplicata totalmente cruel e maligna (ele tenta estuprar a Janice, uma cena desconfortável de se ver), mas na verdade o capitão não foi duplicado. Ele foi dividido.

O segundo Kirk era apenas movido por hostilidade, luxúria e violência, enquanto o original ia aos poucos perdendo sua persuasão, liderança e dando lugar apenas a compaixão e bondade. Um era a benevolência e o outro a malevolência.

Assim como mostrado no livro O Médico e o Monstro (O Curioso Caso do Doutor Jekyll e do Senhor Hyde), escrito pelo deslumbrante Robert Louis Stevenson, é mostrado que um lado não pode sobreviver sem o outro. São duas faces da mesma moeda, e assim se complementam.

Vale ressaltar a sempre singular atuação do William Shatner. É realmente um ator único.



Em memória do cachorrinho.


NOTA: 4 Unis.



Comentários

Postagens mais visitadas