DICA MUSICAL | Oldscratch - Padrões de Conserva


De Maceió para os seus ouvidos, o Oldscratch é uma banda de punk rock formada em 2012 e integrada por Julie Moura (baixo), Gabriela Santos (bateria) e Melinna Guedes (guitarra). Lançaram algumas demos em 2013, mas só este ano (2016) que tivemos o primeiro album, o incrível Padrões de Conserva.

O som é um punk rock levado pelo grunge, com um pouco do punk clássico do início do gênero, e muito riot grrrl! Os vocais de Melinna, alternados com os de Julie e Gabriela, são bem agressivos e combinam entre si. O instrumental não deixa nada a desejar. Som pesado, rápido, bem execultado, com ótimos riffs e arranjos empolgantes. As músicas tem bastante energia e o rítimo é do caralho! Fiquei com bastante vontade de vê-las tocar ao vivo.

Alem de o instrumental já ser uma porrada massa nos tímpanos, um elemento muito importante do album, e de extremo destaque, são as composições. As letras são bem fortes, provocadoras e diretas. Abordam temas como abuso, liberdade, machismo, padrões de conserva, estereótipos femininos, costumes, e a forma como as mulheres são vistas na sociedade. Arrisco dizer que, mesmo o direito das mulheres sendo um assunto em crescente discusão nos dias atuais, Padrões de Conserva é um libertário. Empoderador e poderoso, não é um material que se deva passar despercebido. É um album que merece sua atenção.
Sem ligar para tendências e ignorando o mainstream, a música é pura, natural, e expressiva como sempre deveria ter sido. Assim como o Oldscratch, várias bandas independentes vem realizando um trabalho de suma importância e buscando serem valorizadas. Não é difícil encontra-las, e muito menos achar alguma com um som que agrade seu gosto musical. Procure bandas independentes da sua cidade (e mostra pra gente). Apoiar músicos locais é ajudar a construir uma identidade sonora pro seu bairro, município, e estado.




Ainda não ouviu o album? Ouve e depois conta pra gente o que achou.







NOTA: 5 Unis

Comentários

Postagens mais visitadas