QUADRINHOS | UMA BUSCA POR NORMALIDADE

Por Magdiel (@137Magdiel)


Raquel S. Ramos é uma artista carpinense que transita entre várias linguagens visuais e diferentes tipos de pintura. Mas foi através do desenho tradicional que ela resolveu fazer a zine Criança Normal, retratando seus anseios de infância, e que está lançando Adulta Normal, continuando sua saga existencial.


Conversei com a autora sobre como surgiu essa nova série.


Raquel: Tenho uma lista de coisas para conversar com uma psicóloga, que nunca consegui falar com nenhuma. Essa lista já tem uns 60 itens, de coisas que me incomodam, dificultam meu dia a dia, e fazem eu me sentir estranha. Como não consegui falar com ninguém a respeito, resolvi transformar em tirinhas. Cada uma delas representa um desses tópicos.


Magdiel: É um quadrinho introspectivo?


Raquel: Eu fiz mais para ter pessoas que se identificassem, e ter com quem conversar sobre essas coisas, que acho que muito particulares minhas. Tem muita gente que se sente desse jeito e só não conversa a respeito. Da mesma forma como eu não também não.



Magdiel: Que tipo de pessoa você acha que pode se identificar?


Raquel: Gente perturbada.


Magdiel: E pra quem mais você recomenda a leitura?


Raquel: Pode ser pra qualquer público. Você pode não se identificar com aquilo, mas pode ser que alguém perto de você esteja passando pelas mesmas coisas, e também não saiba falar a respeito. E você pode notar, prestando atenção na pessoa, se ela tem aqueles mesmos sinais. Quando fazemos algo sobre saúde mental, queremos conversar entre si, mas também queremos que as pessoas que não tem esses transtornos, prestem atenção na gente. É algo que falta muito.


Magdiel: E quais foram as referências para Adulta Normal?


Raquel: Tenho como referência o que consumo sobre saúde mental, principalmente de pessoas autistas. Não que eu tenha o diagnóstico de autismo, mas me identifico com muita coisa, inclusive o quadrinho A Diferença Invisível (Julie Dachez, 2016). E como referência de formato, desde Criança Normal, tem O Enterro das Minhas Ex (Gauthier, 2016), e também os quadrinhos da Hello D'angelo.


Você pode acompanhar Raquel e suas produções no instagram: @ByRaquelS.Ramos




Comentários

Postagens mais visitadas