MÚSICA | Baiana System: Será que existe coisa boa no carnaval?




Será que Existe Coisa Boa no Carnaval? Sempre me pergunto... E caminhando nas estradas azuis do Facebook (Sério, essa rede social é igual aquele desenho "Caverna do Dragão" dos anos 80/90. Quero sair, mas NÃO CONSIGO! Continuando...), caminhando lá encontrei um vídeo estranho, um som quase inconfundível com tanta condutividade, com misturas em nexos musicais que em questão de desarmonia poderia ser uma bagunça, porém tem seu valor e sua vibração, o outro lado do vídeo é seu público, demonstrando comportamento não peculiar dentro de um carnaval onde se usa um carro gigante, um reinado comprado e uma anarquia controlada, porém o povo se diverte com muita porrada e alegria. SIM! Porrada e Alegria! Tu já viu isso? Não?! Então conheça a Baiana System!


Não sou muito simpática com o carnaval de Salvador Bahia, mas essa parada de Baiana System tem um jeito novo de fazer as coisas, os caras tocam um estilo novo que mistura axé, reggae, samba, rap, hip-hop, rock, eletrônico, MPB estilizado, funk e um mói de coisa dentro, enquanto seu público se comporta fazendo roda "punk", mosh, wall of death, pulando sem nexo, batendo a cabeça e lembrando o público do Rock. Bichooooo!! Estranho demais isso, um choque de cultura arretado, pensando abertamente e eletrizante ao ponto de deixar a pessoa com vontade de entrar nessa brincadeira! Depois de tudo isso, descubro na Internet que os caras vieram de um underground meio tenso, com shows quase sem ninguém e com vídeos que chegavam no máximo em 1 (um) mil visualizações, hoje eles estão tendo apoio (lógico!), porém reflito pensando: 

"Não é normal algo vir da Bahia assim. As vezes vem pronto, pré-fabricado, um pop forçado tocado mil vezes nas rádios compradas, é difícil ver algo assim subir no trio desse carnaval maquiavélico comercial."


No fim a banda tem a política (E parece que é desde o início a proposta) de não ter corda e nem abadá. Já pensou? Caraca! Contra tudo e contra todos em salvador com certeza! Não posso dizer que é um surgimento novo em relação a alvorada fênix do rock nacional, porém posso dizer que feito Chico Science & Nação Zumbi, esses baianos estão misturando os velhos para fazer acontecer o novo. 

Me empolguei com os caras mesmo sendo um estilo que gosto ter distancia, mas vou ficar atento nessa proposta pop que com certeza será comercializada pela "plinplin" brevemente.


Segue o canal dos caras para você curtir com estilo esse Carnaval: https://www.youtube.com/user/baianasystem







Esse texto estranho e desagradável foi Escrito por Jonas Pajeh!

Sou redator e escritor, tenho vários livros não publicados, dois blogs independentes, porém atualmente estou redigindo para o Canal Last Rock, dá uma olhada lá, Abraços a todos, segue link: https://www.youtube.com/user/lastrocknaoacabou



Comentários

Postagens mais visitadas