Pop Team Epic, essa coisa bizarra





 
Em 2014, uma pessoa muito loka da cabeça chamada Bukubu Okawa, começou a escrever e desenhar umas tirinhas 4koma (formato vertical em quatro quadros) para a revista Manga Life Win. Essas tirinhas são protagonizadas por duas menininhas fofas, a Popuko, a mais baixinha e irritada, e a Pipimi, que é mais alta e calma. Essa série de tirinhas se chama Pop Team Epic, e é uma bizarrice do caralho.

As situações vividas por Popuko e Pipimi, são tudo nonsense, de cunho sarcástico, nem diria humorístico, mas escrachado.
O mangá possui tirinhas nonsenses, algumas mais lezadas, e muitas piadas eu não entendi. Adoro coisas nonsense, mas Pop Team Epic tem algumas coisas que não consegui viajar muito. Porém ainda dei umas risadas com algumas tirinhas.

O quadrinho é bastante original e tem um humor único, mas algo que acho que ajudou a trazer sucesso, são as inúmeras referências a diversas coisas da cultura pop. Animes, mangás, games, comics, filmes, séries, tem referências a tudo.
Curiosamente existem algumas referências também ao Brasil. Não sei se intencional ou ocasional, mas é algo um tanto quanto recorrente.
O que mais me chamou atenção, foram as diversas analogias e críticas sociais encontradas. Como as pessoas se comportam na sociedade moderna, como veem o mundo e tudo mais. Acho importante um material que se popularize pela bizarrice, conseguir continuar popular abordando esses temas e passando uma mensagem. 
Mas o mais loko disso tudo, é que Pop Team Epic ganhou um anime agora no começo de 2018.E você deve estar se perguntando...


Pois é! Esse print é do primeiro episódio do próprio anime. A série é original mais uma vez e genial em termos de narrativa e estrutura. Construído encima de esquetes, que não necessariamente tem ligação entre sim, como uma sequencia de tirinhas, algumas dessas cenas são adaptações de algumas tirinhas, mas muitas são originais. E agora como anime, é possível zuar outros animes de melhor forma.


Um fato bizarro foi a publicidade encima do lançamento do anime. Toda informação encontrada no site oficial era a frase "There is no darkness but ignorance" (não tem treva, só cavalage) do William Shakespeare, e os teasers eram entrevistas com pessoas na rua e sequestro a luz do dia.


O mangá é compilado em volumes, pro Brasil a obra ainda não venho, mas foi traduzido não oficialmente pela Union Mangás. O anime tem exibição oficial pelas plataformas Crunchyroll e Hidive.



Fixa Técnica:

 
Mangá:
Nome: ポプテピピック(Poputepipikku)
Roteiro: Bukubu Okawa
Desenho: Bukubu Okawa
Revista que publica:
Editora: Takeshobo
Ano: 2014



Anime:
Nome: Pop Team Epic (Poputepipikku)
Produção: Kotaro Sudo
Direção: Jun Aoki e Aoi Umeki
Roteiro: Jun Aoki
Estúdio: Kamikaze Douga
Ano: 2018


Nota do Código 137:



Referências para esse post:
Pop Team Epic, em Wikipedia. Acessado em 09/01/2018.
DESTAQUES DO INVERNO 2018 | TriviaBox, de JBox. Acessado em 09/01/2018.
Pop Team Epic, de Bukubu Okawa, publicado pela Takeshobo. 2014.
Pop Team Epic, produzido pela Kamikaze Douga. 2018.




Comentários

Postagens mais visitadas