MÚSICA | Send More Paramedics e o underground do underground


Uma tarefa difícil é apresentar as bandas que nascem no underground e são desconhecidas no próprio meio, pois sempre possuem algo que não parece encaixar com nada que nós já tenhamos visto ou ouvido. Parece que sempre ficamos em uma necessidade constante de se falar o que tal banda é ou o que não é. Essas bandas nascem, tocam, fazem barulho, morrem, e deixam suas histórias. O diferente é quando se tem uma banda que propõe justamente o contrário, eles morreram, nasceram (como banda), tocaram e fizeram barulho.

A banda que seguiu esse caminho nada usual é o Send More Paramedics.

Não é exatamente algo que destoa no som, ouvindo você pega elementos do crossover, trash, punk, hardcore em várias das suas músicas. Mas então o que há de diferente neles? Bem, a premissa deles foi ser uma banda (quase) literal de zumbis. Letras sobre filmes de zumbis, apocalipses zumbi, reanimação de mortos, fome por cérebros entre outras coisas.

O que fez eles se firmarem na história do underground, além da música é seu tempo, a banda iniciou as atividades em 2001 em Leeds (UK), como um projeto paralelo da banda "And None of Them Knew They Were Robots", nascendo muito antes da explosão que acompanhamos atualmente da temática zumbi que hoje em dia está bem disseminada na cultura pop graças a The Walking Dead e derivados.

Mas por ser fundada antes disso, as referências não fazem parte do que é presenta na cultura pop contemporânea, ela bebe de fontes mais clássicas, por exemplo o próprio nome que, como não podia ser diferente, vem de uma cena do filme The Return of the Living Dead (A Volta dos Mortos Vivos) de 1985.


Suas referências ficam bem claras em filmes de temática zumbi oitentista, e isso é sensacional, tudo neles deixa no ar um "quê" de George A. Romero, tanto que o disco 2 do album de 2006, The Awakening, foi feito para funcionar como uma trilha sonora de um filme desse estilo.

Estas referências são claras nas músicas, eles se assumem como parte daquilo, se autointitulando "zombiecore" algo que somente o hardcore e suas vertentes podem proporcionar (ninguém está aqui pra julgar isso, não é mesmo?).
A banda teve um caminho agitado, abrindo alguns shows para bandas maiores como The Offspring e tocando em festivais, contudo teve seu fim em 2007, deixando uma produção que passa por 3 álbuns, 2 splits, além de um álbum lançado em 2012 somente com raridades e 3 covers os homenageando, sendo um deles pelo Gallows (!!!!!)!

Não há muitos vídeos e clipes para mostrar, são poucos nessa nossa vasta internets.
Temos um MV que acho sensacional da música Blood Fever:


Também há alguns shows de reunião realizados em 2014 que estão disponíveis no canal do selo independente In At The Deep End Records (selo este que já lançou trabalhos do Feed the Rhino, Suicide Silence, Architects e Gallows), que acredito ser o melhor registro que se tenha deles:


Pela minha proximidade com as bandas que envolviam a temática do horror nas letras, na época em que conheci o "zombiecore" (aproximadamente na mesma época em que conheci o famigerado Frankenstein Drag Queens), meu olho "brilhou", pois já gostava muito da temática zumbi em filmes mais antigos, algo que sempre me fascinou, e no momento em que conheci uma banda que os caras foram tão a fundo, fazendo a própria banda ser formada por zumbis, eu não poderia ter outra reação, a não ser gostar dessa ideia.

Como disse acima, a banda terminou em 2007, contudo, como em uma alusão ao próprio The Return of The Living Dead, o fim é como uma bomba destruindo inúmeras memórias, pois não temos muitos vídeos, muitas fotos, ficando apenas alguns espalhados por aí, além é claro de suas músicas que se recusam a morrer, especialmente por estarem disponíveis no Spotify. Mas como nas historias de zumbis, sempre há algo mais por vir, o fim nunca parece realmente um fim. Tivemos o lançamento do álbum de raridades em 2012, shows em 2014, e quem sabe se algum dia estes mortos não se levantam novamente? 


Comentários

Postagens mais visitadas