CINEMA | Ali G Indahouse, o besteirol mais relevante do início dos anos 2000

 
Quem viveu o início dos anos 2000 certamente pegou a época dos chamados "besteirois". Uma enchurrada de filmes de comédia, em sua grande maioria americanos, bem retardados, infantis, sem bom senso, misóginos e cheio de piada idiota, sexista e sem graça. O que na época era super comum, hoje é um tipo de humor mais rejeitado (em minha opinião intragável) por conta de toda a falta de noção. Mas no meio de tanta coisa ruim, uma produção britânica (que não deixa de ter seu grande lado ruim também) se destaca. Imagine um personagem que junta todas as características besteróis citadas antes mais estereótipos "gangsteres".  Agora imagina esse personagem como um influente líder político. O resultado disso é Ali G Indahouse, um filme de comédia controverso e satírico, um besteirol político britânico. É o primeiro longa estrelado e protagonizado por um personagem do renomado humorista Sacha Baron Cohen.

Breve aparição de Borat no filme Ali G Indahouse

Antes de ver Ali G Indahouse, de 2002, assisti Borat - O Segundo Melhor Repórter do Glorioso País Cazaquistão Viaja à América, de 2006. Borat é um filme escrachado, pesado, controverso, crítico e satírico. Porém deixa claro que toda misoginia, falta de bom senso e demais controvérsias do protagonista é uma clara caricatura de como o americano vê o oriente médio. Da mesma forma que os demais personagens também tem a intenção de mostrar o quanto o americano é hipócrita, xenofóbico e tudo mais. Borat é excelente e mudou a forma como vejo humor. Por esse único filme e algumas entrevistas, me tornei fã do Sacha Baron Cohen e decidi ver o restante de seus filmes por ordem. O primeiro foi Ali G Indahouse.


Ali G inicialmente estrelou uma série de TV britânica em 2000, que foi retomada pela HBO em 2003 (após o filme) e apresentou os personagens Borat e Brüno, que também ganhariam filmes solo posteriormente em 2006 e 2009. Não assisti a série, portanto meu julgamento vai somente para o filme.
Diferente de Borat, onde a sátira é clara, em Ali G, apesar de se entender como uma crítica satírica, ele é de fato um besteirol e não apenas uma sátira política. O que me faz não gostar tanto do filme. Ri de várias coisas e achei genial algumas piadas e paralelos que o longa tráz. Porém no final acaba se tornando mais um besteirol do começo dos anos 2000. O besteirol mais relevante do início dos anos 2000, diga-se de passagem.
A história do filme segue o "gangsta" criado com vó Ali G, colaborador de um centro cultural em seu bairro e membro de uma pseudo ganguezinha que rivaliza com outra pseudo ganguezinha sobre que ruas eles podem circular. Quando cortam a verba do centro cultural e Ali G protesta a respeito (de uma forma absurda) ele consegue chamar atenção e se tornar influente na politica britânica ao virar membro do parlamento do Reino Unido. A sátira política percorre toda a parte do filme em que o Ali é parlamentar. Referências a escândalos, interesses pessoais, hipocrisia e tudo mais que é preciso pra se fazer uma boa comédia política estão lá. Mas no geral Ali G não consegue transcender o besteirol como futuramente Borat conseguiria transcender a comédia em si. Ali G começa como apenas um besteirol, se torna uma sátira política, mas termina como começou. Ser uma crítica não exclui toda a misoginia, machismo e falta de bom senso que o filme trás.


Então por qual motivo recomendo esse filme?
Ali G faz um excelente paralelo com a política atual ao redor do mundo. Figuras ridículas como Jair Bolsonaro, Donald Trump, entre outros ascenderam politicamente a cada absurdo que proferiam. Mas se quiser assistir algo com essa ideia, é bem melhor ver as séries Years and Years, Black Mirror ("The Waldo Moment", terceiro e último episódio da segunda temporada) e The Twilight Zone ("The Wunderkind", quinto episodio da primeira temporada da versão de 2019). Embora seja muito problemático, a genialidade do Sacha já está alí. Vale a pena também acompanhar o amadurecimento do humorista com o começo de sua filmografia. Dentre a diversa gama de porcaria intitulada "besteirol" surgida no início da década 2000, Ali G se destaca pela possibilidade de ser analisado como obra, embora aprecia-lo seja difícil.





R-E-S-T-E-I-P-O



Comentários

Postagens mais visitadas