QUAL É O PROBLEMA DAS I.A. NAS ARTES?


Desde que publiquei essa charge, que continuam me perguntando qual o problema das inteligências artificiais no meio artístico.



Na ocasião, havia viralizado o uso de um aplicativo que entregava fotos do usuário transformadas em ilustrações. O app cobrava 20 reais, o que gerou revolta em vários ilustradores. Inclusive eu, que através desse desenho, recebi apoio, questionamentos e muito, muito ódio. Já conversei e respondi várias pessoas, e até hoje me perguntam sobre.

Mas afinal, qual o problema do uso das inteligências artificiais para fins artísticos? 



A princípio é importante dizer que não há problema. Pelo contrário! O uso de ferramentas tecnológicas são sempre bem vindas. Quem faz arte digital ou animação, lida com ferramentas digitais o tempo todo. E até inteligências artificiais são aceitas, pois já são usadas a muito tempo. Eu mesmo por exemplo, já usei I.A. Esta arte abaixo, usada no meu blog/canal/podcast Código 137, foi criada a partir de diversos comandos, diversas alterações e diversas camadas. Não dá pra dizer que foi uma I.A. que fez, pois foi um trabalho duro e demorado, mas sim, a ferramenta inicial de criação foi uma I.A. e tá tudo bem com isso.



Agora vamos aos problemas. Até o momento da publicação desse texto que você lê, nenhuma I.A. é capaz de criar NADA, nenhum conteúdo ARTÍSTICO ou TEXTUAL, do zero, sem acessar um banco de dados com textos ou imagens criadas por humanos, artistas, autores. O que uma Inteligência Artificial faz é GERAR imagens ou textos, misturando diversas referências de materiais coletados para resultar num texto, ou imagem, que entregue aproximadamente o que você solicitou. Até o momento também não temos problemas, pois um artista, um autor, DEVE usar referências. O problema vem quando o material gerado pela IA é comercializado. Se o banco de dados for composto por materiais livres, de domínio público, autorizados ou comprados de seus criadores, beleza! Mas usar trabalho dos outros sem autorização para capitalizar e cobrar dinheiro, além de falta de respeito, caráter, noção e consciência, é crime (pois configura pirataria. Pirataria é outra discussão que estou inserido, mas o assunto AGORA é outro). 



Além desse detalhe, o que mais revoltou os ilustradores no episódio do aplicativo, foi o fato das pessoas pagarem 20 reais por uma sequência de imagens que as ilustravam artificialmente usando trabalho alheio não remunerado. Pois se ouve muito no meio da ilustraçãoa, reclamações sobre o valor cobrado pelos artistas.



Isso é só a discussão envolta da minha charge e desse momento do APP. É o motivo pelo qual me perguntam sobre e pelo qual escrevo esse texto. Mas o uso de IA nas artes tem diversas outras discussões, e também norteia diversos outros ramos. Tem outros influenciadores e pesquisadores que vocês podem ouvir e ler a respeito. É muito sobre precarização do trabalho e automatização das funções. Mas são coisas que não manjo abordar. Mas podendo indicar conteúdo sobre, a gente compartilha aqui.




A respeito de estética, muito se usa como argumento contra I.A.s que o resultado sai "feio" ou "não-anatômico", "incorreto", etc... Isso é algo a ser apontado? É. Já que quem defende a máquina sempre fala que é perfeito, incrível e impressionante. Mas isso leva a discussão pra outro lugar, que é a de estética e gosto pessoal. Sempre vai ter gente que vai se agradar desse estilo e foda-se. A gente não pode mandar no que outras pessoas gostam ou não. A discussão só não pode ser pautada encima disso. Tem que se apontar coisas importantes, como a precarização do trabalho, a desvalorização de artistas, autores, pesquisadores, TRABALHADORES. E como isso impacta o mundo da arte, do audiovisual, etc.



Também é muito dito sobre ser arte ou não. Sobre isso eu já falei aqui: https://youtu.be/1_mBiqCcb9k e em outras ocasiões. Raquel também pesquisa arte e fala sobre isso em suas redes. É outra discussão. Também é muito falado com expanto e medo. Mas é só mais uma evolução de ferramentas, como a arte digital em si, a fotografia, o Canva, o Photoshop, a televisão, etc. Isso vai impactar e mudar o mundo? Vai. Mas o problema está mais em como isso vai ser explorado atravéz do capitalismo, pois a burguesia só quer motivos para não pagar os trabalhadores.



Então minha conclusão POR AGORA, é que o importante é direcionar as discussões para a precarização e automatização do trabalho, desvalorização dos trabalhadores, como já foi dito.  Provavelmente tem outras que não me recordo, mas tu pode continuar a discussão aqui nos comentários.

É isso. Abração.



Comentários

Postagens mais visitadas