DICA MUSICAL | Ayreon

Através do avanço tecnológico, os “Forever”, uma raça de seres aquáticos que habitam o planeta Y, tem encontrado o segredo da longevidade. Graças a esse avanço, há muitas eras eles perderam suas emoções e se tornaram dependentes das maquinas em troca de sua imortalidade. Pensando em recuperar suas emoções, eles enviaram seu DNA para o planeta Terra usando um cometa como embarcação. O cometa chega a terra e "semeia" a humanidade, e causa a extinção dos dinossauros. A humanidade cresce e por ela os Forever revivem suas emoções. A fim de ajudar a humanidade a superar seus problemas físicos e limitações mentais, os Forever aceleram a evolução humana, mas o resultado é trágico. As pessoas desenvolvem uma dependência tecnológica semelhante a deles e assim como os Forever, aos poucos vão perdendo suas emoções.

Eles tentam ajudar então alterando a linha do tempo para dar a humanidade a tecnologia para fazer o "Time Telepathy Experiment" (explicado no álbum The Final Experiment), que envia informações sobre o destino da humanidade para o passado para que isso possa ser evitado. Mas o experimento é um fracasso e a auto-destruição da humanidade ocorre mesmo com os esforços dos Forever. Eles deixam a Terra levando consigo o "Migrator" (do álbum The Universal Migrator), o último humano vivente.

Parece até sinopse de filme Sci-fi, mas é o enredo do album “01011001”, do Ayreon.



Ayreon é uma banda de Metal Opera criada pelo multi-instrumentista holandês Arjen Anthony Lucassen. Nas músicas ele usa uma combinação de influência de folk-rock e metal progressivo, mas muitos outros gêneros estão representados também. Um dos elementos chave do som do Ayreon é o uso de muitos músicos e vocalistas convidados. No Album 01011001, por exemplo, tem 17 cantores, incluindo o próprio Lucassen.

Embora cada álbum tenha o seu próprio conceito ou trama, as histórias estão todas conectadas. Com exceção de Actual Fantasy, que tem músicas com base em várias histórias diferentes e não parece estar relacionado com nenhum dos outros álbuns.

Voltando ao album “01011001” que é um dos meus favoritos, tanto pela parte sonora como letra. 01011001 é a representação binária do número 89, que é o código ASCII da letra "Y". 01011001 se passa no "Planeta Y", e a história de "Forever of the Stars" que aparece nos álbuns Into the Electric Castle, The Universal Migrator e The Human Equation volta a aparecer. Pois é, Arjen é um grande fã de ficção cientifica, e uma outra prova disso é que ele tem outra banda de um projeto paralelo onde o tema mais uma vez é sci-fi. Essa é uma daquelas bandas que todo nerd fã de ficção cientifica deveria ouvir. Ayreon tem um som de qualidade e letras bem construídas em cada álbum.


Chega de bla, bla, bla. Fiquem com “The Sixth Extinction” que é o último capítulo do album 01011001, e uma das melhores músicas.


Comentários

Postagens mais visitadas