DICA MUSICAL | Lacuna Coil - Delirium


Lacuna Coil é uma banda de gothic metal que mudou ao longo do tempo junto com o gênero. O seguimento se misturou com o nu metal e o symphonic metal, tendo uma pegada mais moderna e diferente. A banda pendeu pro lado do nu metal e aderiu a algumas inovações sonoras.
Também como característica do gothic metal, a banda possui dois vocalistas, alternando entre vocal feminino e masculino com alguns guturais.

Andrea Ferro, vocalista encarregado da função de fazer uns guturais de vez em quando, diminuiu sua cota de berros para 'quase nada' nessa nova fase. Pelo menos até o Broken Crown Halo (2014), onde temos alguns vislumbres de seus belos gritos.

Ao anunciarem Delirium, novo album para 2016, a banda comentou que iria trazer um som mais pesado, diferente do caminho seguido por várias bandas que deixaram seu som mais leve com o tempo.
O resultado chegou já no lançamento dos singles que antecederam o album. O prometido peso não estava nas guitarras, mas sim no ritmo e na voz de Andrea. Ao ser finalmente lançado, o album completo mostrou uma nova fase da banda, no que pode ser seu melhor trabalho desde o cultuado Comalies (2002). O som traz uma pegada diferente na guitarra, já que seus dois guitarristas, Marco Biazzi e Cristiano Migliore, deixaram a banda e foram substituídos por Didi (Diego DD Cavallotti), que apesar de estar sozinho nesse trampo, não deixa nada a desejar, mostrando que o que importa é a qualidade sonora.
E que qualidade! O instrumental está incrível! O também recente baterista Ryan Folden, entrega muito bem essa nova pegada a banda, acompanhando o ritmo e o baixo incrível que tanto me agrada, do fabuloso Marco Coti Zelati.
Está tudo bem arranjado, sofisticado e pesado. As letras estão profundas e bem encaixadas com a temática do delírio.
Os vocais de Cristina Scabbia dispensam comentários. Continuam lindos, incríveis e únicos. Ela ainda consegue surpreender com seus agudos e não deixa a desejar em nada referente a outros trabalhos da banda. Continua uma das melhores vocalistas de metal em atividade. O vocal do Andrea nunca foi tão incrível. O cara faz a festa no Delirium mostrando um ótimo aperfeiçoamento na voz e muito gutural.

Algumas faixas seguem pegadas semelhantes a músicas de discos anteriores, mas a vibe do album é bem peculiar, com um som bem agradável e empolgante, refrões excelentes e que grudam na cabeça, e baladas delirantes. A mais diferente é "Take Me Home", que foi um tiro bem acertado com uma introdução bem legal.
Os fãs do Lacuna Coil, com toda certeza receberam um baita presente. Diferente de outras bandas e artistas, conseguiram manter sua sonoridade e ao mesmo tempo melhorar a cada album, inovando sem perder sua essência.



Ainda não ouviu o album? Ouve e depois conta pra gente o que achou.


 




NOTA: 5 Unis




Comentários

  1. Amei a indicação! Já escutei as músicas no youtube, e já me apaixonei mais ainda pela banda.

    Amo a voz dessa mulher!

    Bjo bjo!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas