CINEMA | Por que não ver A Serbian Film?

(ATENÇÃO
A melhor forma de não divulgar algo que você não deseja que seja divulgado, é não fazendo a propaganda reversa de falar mal desse algo, causando a curiosidade de quem o lê. Porém, com A Serbian Film completando 10 anos este ano, imagino que se irá voltar a falar sobre ele por aí e mais gente passará a conhecer e querer conferir. Por esta razão acho importante publicar não apenas uma contra indicação, mas um aviso.
Estas são minhas opiniões e impressões pessoais, sem a intenção de cagar regra. Peço que entenda que não consegui falar deste filme sem ficar emocionado.
Mas afinal não é pra isso que serve a arte?)


Não dei nenhuma gota de estrela pra esse filme no Filmow. Não vou marcar nem como visto pra isso não ficar no meu perfil. E não sei nem como xingar essa película. É um filme, uma obra, um conteúdo, EM MINHA OPINIÃO extremamente desnecessário.

Dizer "não veja" é o mesmo que botar pra ver. Então como te convencer a não assistir isso? Eu não sei, pois a curiosidade sempre fala mais alto, digo por experiência própria, pois fui ver depois da recomendação do Canal do Getro de não ver (inclusive para mais detalhes sobre essa produção, veja o video do Getro sobre o filme, e o vídeo sobre o filme dez anos depois.). Mas vai por mim, não vale a pena. As críticas dizem a respeito das cenas chocantes e perturbadoras ao extremo, beleza, mas o ser humano é lasca, né. Quem aguenta ver gore como eu, pode pensar "eu aguento filme pesado, gore, essas porra". 
Mas não, meu amigo. Não é pelo gore. Então você pode pensar "eu aguento ver cenas doentias, sádicas, e afins". Você pode até aguentar, eu aguentei, vi essa merda toda, mas não vou fazer arrudeios e vou logo te dizer pra você não se fazer de desavisado, pois eu e muita gente foi ver desavisada. TEM CENA DE ESTUPRO, TORTURA, MULTILAÇÃO, e se isso não é o bastante pra você, envolve não só homens e mulheres mas UMA CRIANÇA E UM RECÉM-NASCIDO. Isso mesmo amiguinho. E nem venha aqui reclamar de spoiler, você precisa saber disso, pois não é justo tu optar por ver sem saber antés. Você está avisado. Também não venha dizer que as cenas não são reais pois EU SEI que não são. É um filme, com efeitos especiais. Mas ainda sim o que tá lá é a representação de tudo isso.

Embora eu tenha achado a primeira metade do filme fraca e lenta, achei a história geral foda, de verdade. A crítica tá lá, eu entendi. É uma obra de arte (isso não é um elogio, pra você que acha que obras de arte são aquilo que você gosta) que tem um objetivo, uma mensagem. Não vou ser hipócrita de apenas expor minha revolta sem apontar isso. Mas a execução é além do mais esdrúxulo possível. Nada vai ser mais ESCROTO do que isso. É tudo bem feito graficamente, um trabalho perfeito de produção, mas as escolhas feitas são totalmente desnecessárias. Dá pra você chocar de diversas outras formas e maneiras. Inclusive contendo necrofilia, estupro de bebês e os caralhos. Mas o diretor quis mostrar isso de forma cruel e explícita.

Não senti medo, nojo ou repulsa. Penso em revolta e indignação, mas na verdade não é isso, eu não sei definir o incômodo que sinto. Não estou perturbado ou algo semelhante. Mas a obra cumpriu a função artística de me tocar como dificilmente outras obras conseguem. Embora seja negativamente.

É bom que isso exista e não acho que deva ser proibido. Justamente para levantar diversas questões. Mas é bom também que você esteja ciente do que irá ver. Eu por exemplo não assisto coisas com estupro por escolha própria quando eu sei que tem (parei Perfect Blue na metade).

E não sou religioso pra você que pensou isso. Não concordo com as proibições e nem com os motivos das proibições. Só acho necessário que se avise o que contém na obra antes da pessoa optar por ver.

Por fim reconheço o valor artístico do que já entrou para a história como talvez o maior dos filmes de horror. Pois é verdadeiramente horrorizante. Porém não recomendo de nenhuma maneira a sua exibição. Entendo quem aprecie como obra e quem o admire como objeto cultural. 
Mas minha opinião final é de que, se você gostou, se agradou, se tornou fã ou teve sentimentos positivos ao assistir, embora eu ache, não irei xingar você de doente, escroto, maníaco, sádico, psicopata, ou coisas mais pesadas. 

Só lhe peço distância.

Comentários

  1. Eu lembro que assisti ao filme nessa, também, de falarem pra não assistir.
    É um péssimo filme também como exemplo de cinema.
    Me parecem pueris as escolhas do diretor ao compor as cenas.
    Fica parecendo criança ou adolescente passando por uma fase "trevosa" querendo mostrar pros amigos que consegue inventar algo mais cruel ou perturbador que o amiguinho.
    Como você escreveu, tem uma base pra história que poderia ser bem explorada por um bom diretor e um bom roteirista.
    Talvez até virasse um clássico do cinema na mão de gente competente.
    Do jeito que ficou, é um misto de Lars von Trier com Troma que nunca decola e se vale do fator choque pra ser lembrado.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas